Segurança da Informação não é brincadeira!

Neste dia das Crianças ajude a proteger os pequenos

Como você protege as crianças ao seu redor dos perigos do mundo digital?


A internet pode ser um lugar hostil para quem não conhece seus perigos. E quando pensamos em crianças, a situação é ainda mais delicada, já que os pequenos têm menos acesso a informações sobre privacidade e muitas vezes são expostos por adultos que também não entendem todas as consequências de suas ações online. 

Muitos pais e familiares contam suas experiências de vida por meio das redes sociais e, às vezes, divulgam informações de caráter pessoal das crianças. Sharenting é uma expressão que vem da união das palavras “share” (compartilhar) e “parenting” (criação dos filhos e todas as responsabilidades envolvidas) e que vem tomando forma com discussões sobre privacidade e também os riscos envolvidos em super exposição.

Além disso, a infinidade de informações disponíveis na rede coloca crianças e pré-adolescentes em contato com conteúdos que eles ainda não tem condições de absorver e interpretar, colocando-os em uma posição do vulnerabilidade que pode afetar toda a família.

Separamos algumas dicas para que você possa compartilhar com seus colegas, amigos e familiares e assim ajudar a construir uma internet mais segura para todos!

⚠️  Configure a privacidade de redes sociais e evite postagens excessivas de fotos das crianças. Você sabia que, segundo uma pesquisa da Knowthenet de 2017, até os 5 anos de idade os pais já compartilham mais de 1.000 fotos dos filhos na internet?

⚠️  Antes de postar fotos, confira se há pistas da vida pessoal na imagem: uniforme escolar, nomes de rua, marcações em locais que fazem parte da rotina. Tudo isso permite a criminosos montar um dossiê sobre a família.

⚠️ Nunca compartilhe imagens de crianças nuas ou semi nuas! Fotos em piscina, de fralda ou mesmo qualquer exposição do corpo pode ser usada por pedófilos.

⚠️  Não compartilhe imagens que possam constranger a criança agora ou no futuro. A internet não perdoa e todas as ações têm consequências. Pense em como isso pode afetar emocionalmente a criança em sua adolescência ou vida adulta.

⚠️  Ative o bloqueio de conteúdos inapropriados em sites de busca. No Google Chrome, a página de Preferências oferece o Safe Search (Busca Segura), que elimina das pesquisas todos os conteúdos impróprios. Nenhuma solução é perfeita, mas você conseguirá proteger a criança de conteúdos explícitos.

⚠️  Atente-se a golpes direcionados a crianças que oferecem brindes ou acessos a jogos em troca de informações pessoais, como aqueles que pedem para enviar os dados de cartão de crédito dos pais. Assine a The Hack para ficar por dentro de notícias sobre cibersegurança!

Conscientize sua família e vamos juntos construir uma internet mais segura!

A Flipside tem mais de 10 anos de know-how em conscientização em Segurança da Informação, transformando políticas em materiais didáticos e lúdicos. Quer saber como ajudar seus usuários a terem comportamentos seguros na vida pessoal e profissional?