Apple revoluciona o backup pessoal (de novo)

 

Apple Time Capsule


Primeiro foi o Time Machine, uma nova funcionalidade do Mac OS X Leopard que alcançou o limite máximo da simplicidade para a operação de backup em um computador pessoal. Basta conectar um disco externo e o sistema operacional vai automaticamente gravando todas as alterações que são feitas no disco da tua máquina de forma transparente. Não é óbvio?

Apagou ou perdeu um arquivo? Quer voltar a máquina (ou uma pasta) para a situação na qual ela se encontrava há exatos 23 dias? Basta usar uma visualização que lembra um túnel do tempo, encontrar o dia em que as coisas estavam do jeito que você deseja, e clicar o mouse. Fez besteira? Volte pro jeito que estava com a mesma facilidade.

Essa incrível inovação foi anunciada numa época em que os usuários do Vista começavam a pensar que finalmente haviam ganhado uma funcionalidade de backup civilizada.

E ontem, na MacWorld, a Apple fez de novo. Anunciou o óbvio (novamente): um disco externo de 1 TB, que se comunica com o Mac (ou PC) via uma rede wireless padrão 802.11n (velocidade teórica máxima de 248 Mbps) e faz tudo isso descrito acima, só que sem fios (desde que você tenha um Mac com o Leopard, usuários de PC poderão usar o equipamento como um disco externo). O aparelhinho se chama Time Capsule e já está disponível para comercialização por 299 dólares na sua versão de 500 GB (a versão de 1 TB sai por 499).

De quebra, o aparelhinho funciona como um roteador doméstico, contando também com 3 portas Gigabit Ethernet e um servidor de impressão. Funcionalidades de segurança padrão também foram incluídas, como suporte a WPA2, 802.11x e firewall interno.