Seu calendário já foi atualizado com as datas comemorativas? Senão, pense nisso!

Tais datas geralmente são aproveitadas por cibercriminosos para criarem golpes e conquistarem maior número de vítimas

 

mobile_woman.jpg

Tudo hoje é uma oportunidade para o cibercrime, isso não é surpresa. Aplicativos de mensagem vêm se tornando grandes aliados dos criminosos, basta ver as inúmeras notícias divulgadas alertando sobre o assunto.

Inclusive, tais plataformas se tornam ainda mais vantajosas para os criminosos quando há a proximidade de datas comemorativas. Como é o caso do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 08, na qual um novo golpe já fora encontrado no WhatsApp. No caso em questão, a mensagem falsa promete um kit de maquiagem gratuito à pessoa que acessar o link (veja imagem abaixo).

 

golpe-whatsapp.jpg

Como geralmente acontece, o usuário precisa responder três perguntas e é levado a compartilhar a mensagem a outros contatos. Após isso, ele é direcionado a uma página cheia de propagandas, na qual os criminosos conseguem o lucro da ação.

 

Além de celebrar, fique alerta

Com esse tipo de investida e principalmente pelo aumento de sua recorrência fica cada vez mais evidente que as empresas precisam ter essas datas em seus radares por motivos que vão muito além da simples comemoração.

É preciso alertar os funcionários que fiquem atentos com qualquer mensagem recebida nesse período, pedir que reportem qualquer incidente e orientá-los quanto ao que fazer em caso de recebimento de tal conteúdo. Acima de tudo, treiná-los para que estejam preparados a qualquer situação.

Mesmo que o colaborador tenha contato com essas fraudes fora da empresa, em seus dispositivos móveis próprios e contas de e-mail pessoal, é preciso garantir que os dados do seu negócio não estarão vulneráveis. A proteção de seu usuário é também a garantia de um todo.

Mas como preparar as pessoas nessas épocas? A Flipside tem a resposta! Fale com a gente que ajudamos a sua empresa com materiais didáticos voltados exclusivamente ao assunto, Simulações de Phishing temáticas, treinamentos e outras ações que atendam a sua necessidade. Para saber mais, veja aqui: https://www.flipside.com.br/conscientizacao/

 

Fonte: Tecmundo