A cada 3 segundos surge um novo vírus!

Por dia são criados 27 mil malwares e só no primeiro semestre já foram mais de 4 milhões

malware_flip.jpg

 

Provavelmente, enquanto você lê esse título um novo vírus foi criado. Segundo a última descoberta da G Data, um novo malware nasce a cada 3,2 segundos. E os números intimidam: hoje, em cinco minutos, é possível criar a mesma quantidade de vírus equivalente a todos os malwares desenvolvidos ao longo de 2007.

Por dia, são criados mais de 27 mil novos vírus. A estimativa, segundo o chefe de segurança da G Data, Ralf Benzmüller, é que no fim de 2017 o número de novos vírus atinja a casa dos 20 milhões. Entre as ameaças mais recorrentes, três foram destacadas pelo relatório:

 

Trojan

Um Trojan, ou Cavalo de Tróia, tem o objetivo de levar o usuário a instalar um programa indesejado acreditando estar instalando um software seguro. Com o download, abre-se uma porta de acesso ao computador ou dispositivo para terceiros. Se estes dispositivos estiverem conectados na mesma rede e compartilharem informações - como costuma acontecer em empresas - o vazamento de dados e as vulnerabilidades são ainda maiores.

O Trojan ocupa o primeiro lugar do ranking de ameaças online relacionadas pela G Data. Para se ter uma ideia, a cada mil usuários, 3.252 tentativas de ataque a partir do Cavalo de Tróia são realizadas.Representando 25% dos 10 milhões de novos vírus registrados no primeiro semestre de 2017.

 

Pups (Programas Potencialmente Indesejados)

Este tipo de programa costuma ser instalado como parte de outro, que foi baixado pelo usuário. Alguns sites, empurram esses programas como extras durante a instalação de softwares.

Entretanto, quando a pessoa desconhece esse detalhe, ela não sabe o risco que corre. Ao baixar um pup ela pode instalar um falso programa, que poderá furtar suas informações e dados.

Uma falsa aplicação de banco, por exemplo, poderia revelar dados financeiros de usuários, assim como seriam revelados login e senha de ferramentas de comunicação, como o Skype.

Sob o pretexto de deixar o download mais seguro, instaladores acabam induzindo a instalação de programas espiões que monitoram a navegação para fins publicitários. Isso cria a sensação de ver um anúncio na internet exatamente daquilo que se tinha intenção de adquirir, por exemplo. Em empresas cujos computadores funcionam em rede, o descuido de um único membro da equipe pode comprometer a segurança de todos os dados.

 

Adwares

Esses programas geram publicidade em estilo pop up -. Além de incômodos, eles têm a capacidade de furtar informações de navegação do usuário, senhas e emails. Quando isso acontece, o computador e os dispositivos conectados na mesma rede ficam ainda mais vulneráveis a novos ataques.

Para evitar a exposição de informações e dados sigilosos ou sensíveis, recomende seus colaboradores a evitarem a navegação em sites desconhecidos. Também alerte-os a não realizarem qualquer download sem antes conferir sua procedência. Outra solução para a empresa podem ser programas de varredura que buscam no computador adwares espiões e os eliminam.

 

Fonte: G Data, Computerworld