WannaCry ainda é um perigo?

Para milhões de computadores brasileiros sim. Máquinas ainda estão desprotegidas contra o golpe, que pode ser nocivo à sobrevivência das empresas.

WannaCry

Após dois meses que milhares de computadores foram infectados em mais de 100 países, o WannaCry ainda é um pesadelo para a cibersegurança das empresas. E ao que tudo indica, parece que esse monstro ainda demorará a dormir.

Em um comunicado divulgado recentemente, a Avast alertou para o fato de que existem 8 milhões de computadores no Brasil vulneráveis ao ransomware. Isso porque as máquinas ainda não passaram pelas atualizações necessárias para se protegerem do exploit Eternal Blue.

O CTO da Avast, Ondrej Vlcek, comenta que essa quantidade é preocupante, principalmente porque "veremos cada vez mais e mais ataques desse tipo”. Uma apreensão que é mais do que válida, pois mesmo com as atualizações liberadas pela Microsoft, que corrigem essa falha específica (inclusive, para as versões Windows XP e Windows 7), o risco ainda existe.

 

E o preço a ser pago pode ser alto

Além de Vlcek, diversos especialistas e empresas de segurança anunciaram que os ataques com ransomware serão a investida da vez pelos cibercriminosos. Porém, será que as empresas estão cientes de todos os riscos que elas podem correr se forem vítimas de um golpe desses?

Junto com o prejuízo de terem seus dados criptografados e da necessidade de pagarem o resgate, dependendo do tamanho da organização o preço a ser pago pode ser ainda maior: sua sobrevivência.

Uma pesquisa realizada pela Malwarebytes, com mais de mil empresas da América do Norte, Austrália, Singapura e alguns países da Europa, mostrou que 22% das pequenas e médias empresas precisaram ser fechadas após serem atingidas.

Um sexto das empresas que foram vítimas de ransomware, em 2016, tiveram um prejuízo em 25 horas ou mais, sendo que algumas chegaram a ter sistemas desativados por mais de 100 horas. E por mais que 75% disseram tratar o golpe como prioridade em seus planos de segurança, metade não confia em suas habilidade para combater o perigo.

 

Fonte: Idgnow e Olhar Digital