Uma história do hacking em 20 minutos

Uma visão sobre o surgimento e o desenvolvimento da cultura hacker

Anderson Ramos, sócio fundador e CTO da Flipside, foi convidado pelo TEDxMauá, que aconteceu dia 27 de maio no Instituto Mauá de Tecnologia, para contar sua visão dessa história controversa que vem sendo construída desde os anos 60. Conhecido por ser o mais requisitado palestrante do país quando o assunto é conscientização de usuários em segurança da informação, ele resumiu mais de 60 anos de história em uma palestra informativa e divertida, como todas as palestras que a Flipside ministra.

Muito antes do surgimento da computação como conhecemos hoje, o termo "hack" já fazia parte do vocabulário do MIT, mas foi entre os apaixonados por tecnologia que seu significado alcançou popularidade onipresente. O que nasceu como uma cultura de celebração ao conhecimento e contestação acabou reduzido pela imprensa e pelas produções hollywoodianas a atividades criminosas praticadas por outcasts sociais.

Hoje, com a consolidação de um mundo hiper conectado e dependente como nunca da tecnologia, os hackers são muito mais influentes do que a sociedade está pronta para compreender ou aceitar. Sejam organizados como força política, utilizando a tecnologia como suporte para suas pretensões profissionais e pessoais, ou apenas celebrando a ideia de que conhecimento é poder, esses personagens complexos são muito maiores que os conceitos de bem e mal no qual a mídia tenta encaixá-los.

Veja a palestra na íntegra:

 

Gostou da palestra? Veja aqui o trabalho do Anderson Ramos com usuários finais.

*Idealizador do Roadsec e do Mind The Sec, co-organizador da Sacicon, e sócio-fundador da Flipside, Anderson Ramos tem mais de 20 anos de experiência em segurança da informação. Já trabalhou como consultor e instrutor, tendo ministrado aulas em dezenas de países. Foi organizador e co-autor dos livros Security Officer 1 e 2, ambos esgotados, e contribuiu com um capítulo para o Information Security Management Handbook, publicado nos EUA, e para o Trilhas em Segurança da Informação, da editora Brasport.