Adolescente hackeia sistema de trens usando um controle remoto de TV

 

Tram


Sou contra títulos sensacionalistas para notícias, mas o que aconteceu neste caso foi exatamente o que você leu. Um adolescente polonês que vive em Lodz invadiu o sistema que gerencia os trens* da cidade usando um controle remoto de televisão adaptado. Resultado: confusão, quatro trens descarrilados e doze pessoas feridas.

Esse é o conteúdo das acusações que estão sendo feitas contra ele. O adolescente foi descrito pelos seus professores como um estudante exemplar, fã de eletrônica. Ele vai responder pela acusação de por em perigo a ordem pública em uma corte juvenil da justiça polonesa.

O que mais impressiona na notícia é a facilidade com a qual um sistema tão crítico foi comprometido. Embora a notícia informe que o adolescente supostamente estudou o alvo durante um longo período, o simples fato de ele ter conseguido deixa muito claro que elementos básicos de proteção não foram observados.

* Mais precisamente, ele descarrilou um sistema de trams, que no Brasil são chamados de bondes, mas que na sua versão moderna se assemelha bastante a um trem de superfície. Eles são mostrados na foto deste artigo.

Fonte: The Register