DESSA VEZ FOI UMA SIMULAÇÃO

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais frequentes e sofisticados. Dessa vez foi só uma simulação, bem parecida com o que hackers andam fazendo mundo afora. Por mais que tenhamos tecnologia de segurança, precisamos sempre da atitude segura de todos para proteger a Cisa. Para que você esteja preparado para ameaças futuras, solicitamos que leia com atenção as recomendações abaixo e execute o Quiz ao final desta página.

Em caso de dúvidas entre em contato com a Gestão da Segurança da Informação (GSI) através de nosso Service Desk ou caixa postal gsi@cisatrading.com.br.

A mensagem pode estar disfarçada de uma promoção arrasadora, de um pedido de amizade no LinkedIn, por exemplo, ou até mesmo de um comunicado da própria empresa. 

As diferenças entre essas mensagens e as verdadeiras são sutis e difíceis de serem percebidas. Mas do mesmo jeito que é fácil cair na armadilha, também é fácil detectá-las se você ficar atento:

  • Verifique se a extensão de e-mail (fulano@XXX.com) é igual a usada pela empresa do remetente; 
Reparou que o domínio é LLnkedLn.com.br e não Linkedin? 

Reparou que o domínio é LLnkedLn.com.br e não Linkedin

  • Certifique-se que o link que você está clicando te redireciona para o site indicado. Na dúvida digite você mesmo o site da empresa no navegador ou passe o mouse em cima do botão onde vai clicar e verifique; 
phishing2.png
  • Não acredite em promoções boas demais para serem verdade e situações muito mirabolantes que incentivem você a fazer uma ação;
phishing3.jpg
  • Vai baixar um anexo? Avalie se aquele material deveria ter sido enviado daquela forma ou se existe a necessidade de você fazer o download.
phishing5.png

Ainda não se sente seguro(a)? Assista esse vídeo rapidinho que explica tudo (e mais um pouco) de forma bem simples: