Posts in Palestras
Concurso da FLIPSIDE no H2HC

Quer ganhar uma vaga para participar gratuitamente do curso CSO 2.0 da FLIPSIDE em São Paulo? Então utilize o espaço de comentários abaixo e proponha uma solução inovadora de defesa ou ataque utilizando drones. Em suas versões civis, esses pequenos veículos não tripulados carregam computadores embarcados rodando sistemas operacionais abertos, introduzindo uma quebra de paradigma importante em virtude da sua capacidade de aproximação física e dos esquipamentos que podem ser acoplados, como antenas, câmeras e sensores.

Read More
O maior evento de SI do Governo Federal é semana que vem

Brasília vai sediar na semana que vem o maior evento de Segurança da Informação organizado pelo Governo Federal, o IV Congresso de Segurança da Informação e Comunicações para Governo (SICGov). Especialistas nacionais e internacionais, civis e militares, estarão reunidos durante toda a semana discutindo temas cruciais de Segurança da Informação e Guerra Cibernética, para um público esperado de 600 pessoas por dia.

Apesar do foco governamental, o evento é aberto e gratuito a todos os profissionais do mercado, e contará com dezenas de palestras, oficinas e debates girando em torno do tema deste ano que é a Visão de Futuro para a Segurança Cibernética. O evento é organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, por intermédio do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC).

Fui convidado a participar de uma mesa redonda onde o assunto A Geração Y e a Segurança Cibernética serão discutidos. A mesa será moderada pelo Coordenador-Geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações do DSIC, Cel. Aviador Reinaldo Silva Simião e contará também com Paulo Pagliusi, Capitão de mar e guerra da Marinha Brasileira e Diretor de Comunicações do capítulo carioca da ISACA, e a advogada Patrícia Peck, da Patrícia Peck Pinheiro Advogados 

Read More
Blog de casa nova
Eventualmente você já percebeu, mas o aramos.org está de casa nova. O conteúdo foi migrado para dentro do site da FLIPSIDE, empresa da qual sou sócio. O processo ainda está em andamento, então eventualmente as coisas estão um pouquinho desorganizadas. Fizemos de tudo para deixar o processo bem transparente, mantendo o RSS via Feedburner pra manter a audiência de quase 400 assinantes que eu tinha por lá.
Read More
Segurança da Informação X Economia

YSS

Com um "pouquinho" de atraso por culpa deste que vos fala, a palestra que eu ministrei no YSTS 2.0 já está disponível. O documento pode ser baixado diretamente do blog e estará, em breve, disponível também no sítio do evento, junto com as palestras do resto do pessoal. Aproveitando o ensejo, há uma seção neste blog com todas as principais palestras que eu ministrei desde 2000.
Read More
A evolução da segurança e os desafios atuais
Palestra ministrada por Anderson Ramos, CTO da FLIPSIDE, que conta um pouco da história da Segurança da Informação, principalmente da Segurança Computacional. O material foi utilizado no Simpósio Latino Americano de Segurança, promovido pela Microsoft em 2004, nas cidades de Fortaleza e Porto Alegre.
Read More
O caminho das certificações
Palestra ministrada por Anderson Ramos, CTO da FLIPSIDE, sobre as opções disponíveis em termos de certificação profissonal para os profissionais atuando na área de segurança da informação e áreas relacionadas. O material foi apresentado no SecurityWeek de 2004 em São Paulo, tendo sido utilizado em mais alguns eventos naquele mesmo ano.
Read More
Palestra sobre arquitetura de IDSs no CNASI 2001
Palestra sobre tendências na arquitetura de sistemas IDS, fundamentada em discussões que ocorreram na Defcon 9 em Las Vegas, em 2001. O conteúdo foi apresentado por Anderson Ramos, CTO da FLIPSIDE, no CNASI São Paulo no mesmo ano, antevendo o surgimento e a popularização dos sistemas IPS, dois anos antes do famoso relatório do Gartner.
Read More