Posts in Clipping
Entrevista para o podcast Stay Safe

Há cerca de duas semanas tive o prazer de dar uma entrevista para o podcast Stay Safe, iniciativa dos profissionais Thiago Bordini e Jordan Bonagura, que já conta com quase um ano de vida e cerca de 30 edições produzidas. A edição foi pro ar ontem e já está disponível para download.

Conversamos sobre desenvolvimento profissional, empreendedorismo na área de SI e como funciona o mercado de trabalho no Brasil e no exterior, entre outras coisas. Conversamos também sobre o SecureBrasil, 1º evento do (ISC) ² na América Latina que ocorre no próximo dia 14 de Abril e será organizado pela FLIPSIDE, e sobre a esperada festa da próxima edição do YSTS, evento já tradicional no circuito brasileiro.

Read More
Nextel é o mais novo cliente da FLIPSIDE

Com mais um projeto confirmado junto a uma empresa de grande porte, a FLIPSIDE vai se estabelecendo no mercado brasileiro como a única empresa especializada em campanhas e palestras de conscientização.

Nosso mais novo cliente é a Nextel, que nos procurou em busca de conteúdo para uma campanha que atingisse seus 5 mil funcionários no Brasil, em iniciativas que ocorrerão em diversas fases ao longo do ano todo. Dessa forma, a empresa junta-se a outras instituições como o TRT da 4ª Região, a ONS e o Bradesco em nosso portfolio de clientes, sendo nosso primeiro grande trabalho para uma empresa do setor de telecomunicações.

Read More
FLIPSIDE patrocinará mais uma vez a festa do YSTS

O YSTS chega a sua 5ª edição se consolidando como um dos eventos mais exclusivos do mercado brasileiro. Formato diferenciado, conteúdo de ponta e ambiente descontraído já colocaram o encontro no circuito internacional, trazendo para o Brasil diversos palestrantes de peso de conferências técnicas como Defcon, CCC e Schmoocon, pra ficar apenas em alguns nomes.

Estamos apoiando essa iniciativa desde o começo e ano passado tivemos uma ótima surpresa: conseguimos finalmente fazer uma festa com F maiúsculo, do nível que o evento merecia, num lugar fantástico na Vila Olímpia, descoberto pela organização e fechado exclusivamente para a festa. O mercado profissional de segurança é muito diverso, mas a festa conseguiu atrarir tanto os baladeiros de plantão, como o povo do charuto e uísque que contou com uma área externa exclusiva, pequena mas disputada. Até as mulheres da área resolveram finalmente dar as caras e a festa ficou completa 8-]

Read More
Concurso da FLIPSIDE no H2HC

Quer ganhar uma vaga para participar gratuitamente do curso CSO 2.0 da FLIPSIDE em São Paulo? Então utilize o espaço de comentários abaixo e proponha uma solução inovadora de defesa ou ataque utilizando drones. Em suas versões civis, esses pequenos veículos não tripulados carregam computadores embarcados rodando sistemas operacionais abertos, introduzindo uma quebra de paradigma importante em virtude da sua capacidade de aproximação física e dos esquipamentos que podem ser acoplados, como antenas, câmeras e sensores.

Read More
O maior evento de SI do Governo Federal é semana que vem

Brasília vai sediar na semana que vem o maior evento de Segurança da Informação organizado pelo Governo Federal, o IV Congresso de Segurança da Informação e Comunicações para Governo (SICGov). Especialistas nacionais e internacionais, civis e militares, estarão reunidos durante toda a semana discutindo temas cruciais de Segurança da Informação e Guerra Cibernética, para um público esperado de 600 pessoas por dia.

Apesar do foco governamental, o evento é aberto e gratuito a todos os profissionais do mercado, e contará com dezenas de palestras, oficinas e debates girando em torno do tema deste ano que é a Visão de Futuro para a Segurança Cibernética. O evento é organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, por intermédio do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC).

Fui convidado a participar de uma mesa redonda onde o assunto A Geração Y e a Segurança Cibernética serão discutidos. A mesa será moderada pelo Coordenador-Geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações do DSIC, Cel. Aviador Reinaldo Silva Simião e contará também com Paulo Pagliusi, Capitão de mar e guerra da Marinha Brasileira e Diretor de Comunicações do capítulo carioca da ISACA, e a advogada Patrícia Peck, da Patrícia Peck Pinheiro Advogados 

Read More
Exames para as certificações CISSP e SSCP agora em português!

Pronto, agora você não tem mais desculpa :-) Após um longo e criterioso trabalho de tradução, o (ISC)² está finalmente lançando a versão traduzida de seus dois principais exames no mercado internacional: o CISSP e o SSCP.

A partir do dia 1º de novembro, os interessados poderão solicitar a versão traduzida do exame ao fazerem o registro, em qualquer uma das localidades onde o (ISC)² aplica seus exames. Isso vale também para os colegas portugueses, ou para brasileiros fazendo o exame fora do Brasil. E se você é daqueles que torce o nariz para exames traduzidos, saiba que até nisso nós pensamos: os exames são bilígues, com a pergunta original em inglês e a traduzida lado a lado. A tradução foi feita focada na versão brasileira do idioma de Camões, e contou com o apoio de alguns dos mais experientes profissionais brasileiros no processo de revisão.

Read More
Novo curso CSO 2.0 disponível em São Paulo

Após uma turma de avaliação executada com sucesso em Porto Alegre para cerca de 16 pessoas, estamos finalmente lançando para todo o mercado nosso primeiro treinamento regular: o CSO 2.0

O CSO 2.0 é um curso compacto de três dias, que também pode ser ministrando em formato meio-período ao longo de uma semana, com carga horária de 20 horas em ambos os formatos. Ele foi especialmente desenhado para profissionais de Segurança da Informação em busca de formação ou atualização, mas que possuem tempo ou recursos limitados. Profissionais de TI procurando direcionar a carreira para a área de segurança também vão se sentir em casa.

Read More
Palestra confirmada no GRC Meeting Lisboa


 

Depois de uma série de cancelamentos motivados por alguns contratempos pessoais, finalmente estamos colocando nosso calendário de palestras de volta nos trilhos. Por isso, é com prazer que anuncio nossa participação no GRC Meeting Lisboa, que começa no próximo dia 28 de Outubro. Essa é a edição número um da conferência que abordará o tema GRC com exclusividade pela primeira vez em Portugal.

O evento é organizado pela ShadowSec, em cooperação com a ENISA (Agência Européia para Segurança da Informação) e com o PCI Council. Esta jovem empresa tem agitado o mercado português, trazendo alguns dos maiores especialistas mundiais para seus cursos, palestras e conferências, colocando Lisboa em definitivo no circuito internacional da Segurança da Informação.

Read More
Cancelamento de palestra no TechEd (outras a caminho)
Gostaria de avisar aos que participarão do TechEd 2010 que infelizmente tive que cancelar minhas palestras por lá. O TechEd é o maior evento brasileiro focado na plataforma Microsoft, foram 1.600 participantes na edição passada e a expectativa para este ano é de um evento ainda maior, com dezenas de palestrantes nacionais e internacionais ao longo do seus três dias. Se você não fez sua inscrição antecipada corra pois hoje é o último dia. O evento acontece no Expo Center Norte em São Paulo, um dos maiores centros de convenções da América Latina. Infelizmente tive um problema de saúde sério na família que me levou a cancelar a participação nesse evento e em mais alguns, como a PlumberCON em Vienna (Áustria) e o Technology Day na Guatemala. Felizmente o pior já passou e por aqui estamos correndo muito para entregar tudo que foi prometido para este ano, incluindo nossa primeira turma aberta em São Paulo, que anunciaremos na próxima semana, e mais uma série de novidades importantes a respeito do (ISC)2 no Brasil que serão divulgadas ao longo deste mês.
Read More
Entrevista para o Jornal das Dez da Globo News
Dei uma entrevista para o Jornal das Dez da Globo News, em uma matéria sobre redes sociais. O Ibope fez uma pesquisa e constatou o que todo mundo já sabe: a audiência das redes sociais está explodindo e os usuários, anos após o início do fenômeno, estão começando a se preocupar com a sua privacidade (finalmente). Conversei bastante com a jornalista mas, por razões óbvias, apenas um pequeno trecho foi publicado com uma dica para usuários em geral. Coincidentemente, estive na Colômbia semana retrasada e dei uma entrevista para a revista Diñero (que seria a nossa revista Exame), sobre o mesmo tema. Vai ser publicado lá neste final de semana, vou colocar aqui quando sair. Eu venho pesquisando bastante o tema e gostaria de soltar um artigo em breve (junto com as partes que estão faltando das outras séries que eu estou produzindo ;-) Porém, o tempo anda curto e eu tenho umas outras notícias interessantes para compartilhar: brevemente! Encaminhem pro cunhado que fica pedindo dicas no churrasco de família sobre como proteger o perfil do orkut dele...

Read More
O (ISC)² se instalou no Brasil

Esse post está razoavelmente atrasado, mas como nem todo mundo está sabendo, convém divulgar. Há cerca de três meses me desliguei da Módulo para assumir um novo desafio profissional. Após sete anos trabalhando como Senior Lead Instructor do (ISC)², recebi o convite para assumir a dianteira de todas as iniciativas de desenvolvimento de mercado, marketing e distribuição comercial na América Latina. Nosso primeiro evento oficial foi o Interop São Paulo, onde realizamos a primeira recepção oficial do (ISC)² no continente, onde estiveram presentes diversos CISSPs e SSCPs, experientes e recém chegados, num evento de networking e confraternização. Na ocasião, estiveram presentes a Maria da Graça Bianchi e o Walmir Freitas, os dois brasileiros que fazem parte do Advisory Board das Américas. Essas recepções são normalmente exclusivas para profissionais certificados, mas como foi a primeira que fizemos, resolvemos abri-la para o público em geral, de forma que os congressistas do Interop puderam conhecer mais a respeito do (ISC)² e suas certificações. Nos próximos 18 meses estaremos anunciando uma série de iniciativas no continente, incluindo a expansão do nosso programa de revendas oficiais, de forma a levar os cursos preparatórios para as certificações do (ISC)² para diversos países latino-americanos, incluindo uma cobertura melhor no Brasil. Maiores informações estão disponíveis no press release oficial que soltamos durante o evento.
Read More