Proteção de informação em serviços de Cloud

Isaque Costa


Saiba como utilizar e garantir a segurança dos seus dados na hora de fazer backup

Uma prática essencial quando falamos em segurança da informação para garantir a proteção de arquivos importantes é o backup. É a cópia de documentos a fim de garantir o acesso aos dados, mesmo quando os conteúdos originais são perdidos ou ameaçados por ataques de cibercriminosos. Uma alternativa prática para duplicar e compartilhar informações é o serviço de cloud. Entenda como funciona esta forma de armazenamento e saiba como se proteger de possíveis ameaças.

Você já ouviu falar em Cloud?

Praticamente todos os serviços que você consome nos dias de hoje na internet são baseados no conceito de nuvem, como as redes sociais e os populares aplicativos de streaming musicais e de vídeos, por exemplo. A concepção de guardar arquivos "no ar" e poder acessá-los de qualquer lugar do mundo é o diferencial desta forma de backup.

Cloud computing ou computação em nuvem é uma plataforma que oferece a informação de forma online a qualquer um que tenha permissão de acessá-las, basta estar com um dispositivo ligado à internet. Desta forma, pessoas e instituições podem se conectar com facilidade, trabalhar colaborativamente em um mesmo arquivo e assim potencializar seus processos de forma segura.

Vantagens de utilizar a cloud

  • Seus conteúdos em um só lugar

É inegável a praticidade oferecida, pois é possível concentrar em um único local todas as formas de acesso, diferentes funcionalidades e assim criar um sistema integrado para toda a empresa.

  • Preço justo

Geralmente as plataformas disponibilizam um espaço mínimo para guardar informações de forma gratuita. Caso precise expandir a capacidade é necessário pagar por isso, mas o valor é equivalente a quantidade de armazenamento e processamento que for utilizado, ou seja, o serviço sempre irá se adaptar às necessidades do usuário e desta forma ele irá pagar apenas pelo o que precisar.

  • Maior proteção

Estes servidores são preparados para receber cópias de dados com mais segurança e qualidade. Sem contar que os usuários serão redirecionados automaticamente para uma cópia de um outro servidor, caso o original dê problemas.

Cuidados ao fazer backup na cloud

Apesar de todas as vantagens, também precisamos ter um comportamento seguro no uso de cloud para não prejudicar a segurança das informações. Por conta disso, é importante conferir a privacidade dos documentos, principalmente no caso dos sigilosos e ao compartilhá-los confira o acesso liberado a terceiros (edição, visualização ou comentários).

Quando for enviar arquivos confidenciais, procure utilizar algum método de criptografia.

Benefícios para sua empresa

O conceito não é apenas guardar dados na nuvem e acessá-los de qualquer local. É possível também reduzir o investimento de infraestrutura, diminuir a necessidade de equipes especializadas em serviços não relacionados ao seu negócio, além de abrir a possibilidade de crescimento da companhia de forma colaborativa, integrando diferentes áreas e assim aumentar a efetividade dos projetos.  

Segundo Arles Sant Ana, diretor técnico da Axislera, startup de alta eficiência em serviços de TI, as empresas, ainda têm um receio muito grande em fazer a migração para a nuvem. O medo é de que os dados sigilosos da companhia sejam acessados por pessoas não autorizadas e com isso se enganam ao achar que a segurança interna é superior ao serviço de cloud.  

A ação de transferir as informações da instituição para nuvens é a apropriada no momento em que vivemos, no qual estão acontecendo diversos vazamentos. Somente durante os seis primeiros meses de 2018, cerca de 300 dados pessoais vazaram por segundo, conforme a pesquisa realizada pela a empresa holandesa de segurança digital, Gemalto.

Por mais que seja indicado mudar de hábito e realizar o backup de dados é preciso ter muito cuidado. O especialista em Cloud Computing e CTO na Datafly Tecnologia, Gustavo Vila Verde, acredita que por mais que as organizações estejam entusiasmadas em migrar para os serviços de cloud, a maioria delas não está preparada para tal feito. A grande questão, segundo Vila Verde, é o planejamento, as empresas precisam se planejar para conseguir utilizar a infraestrutura, que inclusive tem capacidade suficiente para atender a demanda.

Além do planejamento para começar a utilizar o serviço, o CTO aconselha ter a mesma preocupação que se deve ter ao armazenar informações em locais físicos, mantendo assim todas as regras, ferramentas, políticas e acessos de segurança.

Com a digitalização dos documentos da organização, fica garantido mais proteção e uma fácil recuperação em caso de incidente, pois mídias físicas, como pen drive, podem ser danificadas e o resgate do conteúdo pode se tornar impossível.


Agora que você já sabe o que é cloud computing e as vantagens pessoais e para a sua empresa neste tipo de backup, acesse outros textos do blog da Flipside e fique por dentro do mundo da Segurança da Informação.