Novidades sobre o SecureBrasil - Blog, patrocínios e inscrições

O SecureBrasil é a primeira conferência do (ISC)² na América Latina, falamos mais a respeito dela no final do ano passado. Após excelente receptividade por parte da comunidade de Segurança da Informação no Brasil, estamos desde então trabalhando pra expandir a capacidade do evento, já que as 150 vagas iniciais se esgotaram já nas primeiras 24 horas. Através dos patrocínios já confirmados, conseguimos não somente expandir a capacidade, mas aumentar a quantidade dos benefícios incluídos para todos os participantes.

E as novidades não param por aí. Entrou no ar o blog oficial do evento, bem como o perfil oficial no twitter (@SecureBrasil), junto com a tag oficial (#SecureBrasil). E as primeiras novidades no blog são justamente a respeito dos primeiros patrocinadores confirmados: Microsoft e BRconnection!

Read More
Concurso da FLIPSIDE no H2HC

Quer ganhar uma vaga para participar gratuitamente do curso CSO 2.0 da FLIPSIDE em São Paulo? Então utilize o espaço de comentários abaixo e proponha uma solução inovadora de defesa ou ataque utilizando drones. Em suas versões civis, esses pequenos veículos não tripulados carregam computadores embarcados rodando sistemas operacionais abertos, introduzindo uma quebra de paradigma importante em virtude da sua capacidade de aproximação física e dos esquipamentos que podem ser acoplados, como antenas, câmeras e sensores.

Read More
O maior evento de SI do Governo Federal é semana que vem

Brasília vai sediar na semana que vem o maior evento de Segurança da Informação organizado pelo Governo Federal, o IV Congresso de Segurança da Informação e Comunicações para Governo (SICGov). Especialistas nacionais e internacionais, civis e militares, estarão reunidos durante toda a semana discutindo temas cruciais de Segurança da Informação e Guerra Cibernética, para um público esperado de 600 pessoas por dia.

Apesar do foco governamental, o evento é aberto e gratuito a todos os profissionais do mercado, e contará com dezenas de palestras, oficinas e debates girando em torno do tema deste ano que é a Visão de Futuro para a Segurança Cibernética. O evento é organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, por intermédio do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC).

Fui convidado a participar de uma mesa redonda onde o assunto A Geração Y e a Segurança Cibernética serão discutidos. A mesa será moderada pelo Coordenador-Geral de Gestão de Segurança da Informação e Comunicações do DSIC, Cel. Aviador Reinaldo Silva Simião e contará também com Paulo Pagliusi, Capitão de mar e guerra da Marinha Brasileira e Diretor de Comunicações do capítulo carioca da ISACA, e a advogada Patrícia Peck, da Patrícia Peck Pinheiro Advogados 

Read More
SecureBrasil - Primeiro evento do (ISC)² no continente

É com enorme satisfação que anunciamos hoje para o mercado o SecureBrasil, o primeiro evento do (ISC)² na América Latina. O SecureBrasil replica em nosso país um modelo de sucesso que se repete há vários anos na América do Norte, Europa e Ásia, colocando nosso continente em definitivo no roteiro internacional de eventos organizados pelos criadores da certificação CISSP.

Alguns dos mais importantes profissionais do mercado brasileiro estarão presentes, a começar pelos keynotes já confirmados:

Read More
Brazil is everywhere (ou seria em todo lugar?)
Se você acompanha alguns canais internacionais de notícias a respeito do mercado de segurança, já deve ter percebido que o Brasil entrou no radar de muita gente. Seja uma notícia do threat post da Kaspersky sobre um caso de spear phishing envolvendo o uso de CPFs (que aliás foi noticiado primeiro pela mídia internacional), seja o OpenDNS entrevistando um cliente brazuca, de repente todo mundo está olhando pra terra do samba, suor e cerveja.
Read More
Exames para as certificações CISSP e SSCP agora em português!

Pronto, agora você não tem mais desculpa :-) Após um longo e criterioso trabalho de tradução, o (ISC)² está finalmente lançando a versão traduzida de seus dois principais exames no mercado internacional: o CISSP e o SSCP.

A partir do dia 1º de novembro, os interessados poderão solicitar a versão traduzida do exame ao fazerem o registro, em qualquer uma das localidades onde o (ISC)² aplica seus exames. Isso vale também para os colegas portugueses, ou para brasileiros fazendo o exame fora do Brasil. E se você é daqueles que torce o nariz para exames traduzidos, saiba que até nisso nós pensamos: os exames são bilígues, com a pergunta original em inglês e a traduzida lado a lado. A tradução foi feita focada na versão brasileira do idioma de Camões, e contou com o apoio de alguns dos mais experientes profissionais brasileiros no processo de revisão.

Read More
Novo curso CSO 2.0 disponível em São Paulo

Após uma turma de avaliação executada com sucesso em Porto Alegre para cerca de 16 pessoas, estamos finalmente lançando para todo o mercado nosso primeiro treinamento regular: o CSO 2.0

O CSO 2.0 é um curso compacto de três dias, que também pode ser ministrando em formato meio-período ao longo de uma semana, com carga horária de 20 horas em ambos os formatos. Ele foi especialmente desenhado para profissionais de Segurança da Informação em busca de formação ou atualização, mas que possuem tempo ou recursos limitados. Profissionais de TI procurando direcionar a carreira para a área de segurança também vão se sentir em casa.

Read More
Palestra confirmada no GRC Meeting Lisboa


 

Depois de uma série de cancelamentos motivados por alguns contratempos pessoais, finalmente estamos colocando nosso calendário de palestras de volta nos trilhos. Por isso, é com prazer que anuncio nossa participação no GRC Meeting Lisboa, que começa no próximo dia 28 de Outubro. Essa é a edição número um da conferência que abordará o tema GRC com exclusividade pela primeira vez em Portugal.

O evento é organizado pela ShadowSec, em cooperação com a ENISA (Agência Européia para Segurança da Informação) e com o PCI Council. Esta jovem empresa tem agitado o mercado português, trazendo alguns dos maiores especialistas mundiais para seus cursos, palestras e conferências, colocando Lisboa em definitivo no circuito internacional da Segurança da Informação.

Read More
Cancelamento de palestra no TechEd (outras a caminho)
Gostaria de avisar aos que participarão do TechEd 2010 que infelizmente tive que cancelar minhas palestras por lá. O TechEd é o maior evento brasileiro focado na plataforma Microsoft, foram 1.600 participantes na edição passada e a expectativa para este ano é de um evento ainda maior, com dezenas de palestrantes nacionais e internacionais ao longo do seus três dias. Se você não fez sua inscrição antecipada corra pois hoje é o último dia. O evento acontece no Expo Center Norte em São Paulo, um dos maiores centros de convenções da América Latina. Infelizmente tive um problema de saúde sério na família que me levou a cancelar a participação nesse evento e em mais alguns, como a PlumberCON em Vienna (Áustria) e o Technology Day na Guatemala. Felizmente o pior já passou e por aqui estamos correndo muito para entregar tudo que foi prometido para este ano, incluindo nossa primeira turma aberta em São Paulo, que anunciaremos na próxima semana, e mais uma série de novidades importantes a respeito do (ISC)2 no Brasil que serão divulgadas ao longo deste mês.
Read More
Blog de casa nova
Eventualmente você já percebeu, mas o aramos.org está de casa nova. O conteúdo foi migrado para dentro do site da FLIPSIDE, empresa da qual sou sócio. O processo ainda está em andamento, então eventualmente as coisas estão um pouquinho desorganizadas. Fizemos de tudo para deixar o processo bem transparente, mantendo o RSS via Feedburner pra manter a audiência de quase 400 assinantes que eu tinha por lá.
Read More
Follow me on Twitter
Para os tuiteiros de plantão, segue meu perfil: http://twitter.com/aramosorg Dicas diárias de sites e matérias interessantes, fatos relevantes, opiniões diversas e algumas dicas bacanas para quem vive em São Paulo ou Berlin (ou em algum outro lugar que eu esteja visitando 8-)
Read More
BlogAnderson RamosComment
Entrevista sobre privacidade para a rádio CBN

CBN Campinas

Dei uma entrevista pra rádio CBN sobre privacidade individual e os riscos do armazenamento desenfreado de informações pessoais. O tema é similar ao da entrevista que eu dei pro Jornal das Dez da Globo News, só que ao invés de dois minutos eles colocaram no ar quase meia hora de bate-papo, o que permitiu um aprofundamento maior no tema. Falei também sobre minhas posições em relação a chamada Lei Azeredo. Qual sua opinião? Ando aprofundando um pouco as pesquisas no tema e gostaria de trocar informações com pessoas (des)preocupadas com o assunto. Ouça!
Read More