Faltam profissionais de TI no mundo todo

 

economist.jpg


As pessoas que tiveram a oportunidade assistir alguma palestra minha nos últimos anos já devem estar cansadas de me ver batendo nessa mesma tecla, mas lá vou eu tocar no assunto de novo.

O mundo vive um problema generalizado de escassez de mão de obra especializada em TI (Tecnologia da Informação). O documento mais consistente que eu vi sobre o assunto, e que não falava especificamente apenas de TI (falta gente qualificada em muitos setores), foi um relatório especial publicado na revista The Economist, em Outubro de 2006. Dentre as razões apontadas pela revista estavam o ressurgimento do fenômeno .com (Google, Yahoo! e Microsoft andam disputando os melhores cérebros no tapa, através de contratos cada vez mais restritos de não competição), a diminuição substancial da quantidade de alunos nos cursos relacionados à tecnologia (acredite, eles já não são considerados mais cool entre os adolescentes ;-) e o crescimento econômico dos países em desenvolvimento que têm feito com que alguns deles (Cingapura, por exemplo) dêem até isenção de imposto de renda para profissionais altamente capacitados que estejam vivendo fora do país e queiram ser repatriados.

Semana passada estive em um encontro mundial do (ISC)² e ouvi a mesma coisa novamente, não importa se o mercado seja o norte-americano, europeu ou asiático. Recentemente, mais uma pesquisa de um instituto importante vem fazer coro com todas essas outras. O ITGI (IT Governance Institute) soltou um relatório sobre o status global da Governança de TI para 2008 onde 58% dos pesquisados afirmaram ter um número insuficiente de pessoal capacitado na área de tecnologia, comparado a 35% no mesmo período do ano anterior.

Faltam profissionais até nos níveis mais básicos, mas o problema é sério mesmo quando falamos de profissionais com alto nível de capacitação, e imagino que a maioria dos profissionais de segurança deveria se enquadrar dentro deste nível. Qual a sua opinião? Tá faltando ou sobrando gente na sua área de atuação? Lembre-se também que quando a gente fala “profissional de TI” não estamos necessariamente nos referindo a instaladores de Windows ;-)