Design e segurança

Sempre tive um interesse muito grande pelo design de uma maneira geral. Por conta disso, sempre me incomodou muito o fato da segurança* caminhar muito longe desta disciplina. Embora existam algumas poucas áreas de interação, podemos dizer que quando você pensa em um design de qualidade, dificilmente você verá a segurança bem integrada dentro da coisa toda.

Pense num móvel de design assinado e pense depois num fragmentador de papel e você vai ter uma idéia do que eu estou querendo dizer. Ou então pense num prédio bonito, e depois lembre daquelas câmeras estilo Santa Efigência/Uruguaiana/Feira do Paraguai, com aquelas gambiarras toscas na fiação, e o resultado será o mesmo.

Por isso, sempre que eu vejo um objeto de segurança deliberadamente desenhado levando em consideração aspectos referentes ao uso, técnicas de produção, aparência estética, etc. eu acho que é um fato a ser noticiado.

Nesta semana eu recebi através de um site bem interessante, o Yanko Design, as imagens de um fragmentador de papel inovador e bacanudo. Se você já era um fragmentador de papéis compulsivo, agora é que você não vai mais querer voltar pra tua cadeira no escritório. Dá uma olhada no Paper2Dust:

 

 

 

O fragmentador além de ser particularmente simpático, ainda é extremamente seguro, pois transforma o papel em , ao invés de transformá-lo em pedaços. Isso evita qualquer tentativa de tentar remontar os documentos. Além disso, o usuário vê o resultado da fragmentação, o que tangibiliza o processo todo um pouco mais (além de torná-lo mais viciante ;-) Por hora, é apenas um conceito. O produto ainda não existe, mas sinaliza para um futuro interessante.

 

* Quando eu disse que o design está longe da segurança, eu me referia a security e não a safety, já que este último incluiria as preocupações de segurança com o uso de produtos e serviços em geral.